A Citânia de Briteiros fica nos arredores de Guimarães, a meio caminho de Braga, e é sítio arqueológico da Idade do Ferro.
Por isso, saímos de Braga e fomos diretos a Citânia de Briteiros que pertence ao concelho de Guimarães.
Apesar de pertencer a Guimarães, fica bem próximo dos Santuários de Bom Jesus do Monte e do Sameiro.
O que é uma Citânia?
São ruínas ou restos arqueológicos de um povoado antigo de maiores dimensões e importância (que um castro), pertencentes a Idade do Ferro ou do Cobre.
As Citânias em Portugal encontram-se no Norte do país, para além da Citânia de Briteiros, há também Citânia de Sanfins, ou Santa Luzia, bem como a Citânia de Raposeira.
Citânia de Briteiros
A Citânia de Briteiros pertence à Idade do Ferro e fica localizada no alto do Monte de São João, tinha sido abandonada no séc III, mas foi descoberta pelo Martins Sarmento em 1875.
Esta Citânia é uma das melhores e mais bem conservadas no país.
Visita à Citânia de Briteiros
A entrada custa 3 € e inclui entrada no Museu de Cultura Castreja, mas infelizmente não fomos.
Na entrada dão um panfleto com o mapa na entrada, mas quando fomos não existia em português, o que considero uma falha grave.
Sem outra opção levamos o folheto em inglês, pois, para nós o inglês não é um problema, mas decerto nem todos os portugueses têm a vontade.
Neste sentido, espero que essa situação já tenha sido ultrapassada, pois nos sítios históricos em Portugal deveria existir sempre em informações português.
Pois, no local propriamente dito existe muito pouca informação, apenas letras ou números, que por vezes nem estão no panfleto.
As Casas da Citânia
As construções tanto são circulares como são retangulares.
Nota: O terreno é muito acidentado e de difícil mobilidade para pessoas de mobilidade condicionada, idosos ou crianças.
A Citânia é dividida por zonas, residências de baixo e alto estatuto, a casa do conselho, as diversas zonas da acrópole, as diversas estradas, a templo e cemitério e a zona dos banhos.
Capela de São Romão
No topo do monte, entre as ruínas encontra-se a capela de São Romão.
A Citânia tinha em toda a sua volta muralhas, que ainda são visíveis, existem 3 níveis de muralhas, algumas só são visíveis à distância.
Casas reconstruídas
Também existem algumas casas reconstruídas conforme seriam na época.
Contudo, não se podia entrar nas casas reconstruidas, pois o telhado estava em mau estado e olhando pelas janelas via-se que estavam cheias de lixo no interior.
Contudo, a Citânia de Briteiros é bastante grande e muito interessante.
Banhos
A última construção que visitamos, foram os banhos, que ficam na parte mais baixa da citânia, já junto a estrada.
Contudo, não é fácil chegar a estas ruínas, pois ficam localizadas alguns metros mais longe, numa zona mais baixa, mas o pior é para subir.
Por isso, é ultima construção a ser visitada na visita recomendada, conforme indicado pela senhora da receção.
Contudo, acho que vale muito a pena a visita à Citânia de Briteiros, sem dúvida uma das partes que mais gostamos da viagem.
Roteiro de 4 dias no Gerês, Braga e Guimarães - Viagens e Passeios
[…] 4 – Parte 1 – Braga Centro; Parte 2 – Citânia de Briteiros; Parte 3 – Guimarães – Centro histórico; Parte 4 – Guimarães – Castelo; Parte 5 – […]