Rick Steves é um guia turístico americano muito conhecido pelas suas excursões a Europa. Fez a sua primeira viagem pela Europa em 1969 e iniciou a sua empresa nos USA em 1976.
As suas excursões evoluíram e criou um “website”, onde partilha as mais diversas informações sobre a Europa. Criou também um canal de YouTube: “Rick Steves’ Europe”, e uma aplicação: “Rick Steves’ Audio Europe”.
Além disso, lançou diversos guias turísticos, tem um programa na televisão e um de rádio, nos Estados Unidos, há vários anos.
Canal de YouTube
O seu canal de YouTube conta com mais de 500 mil subscritores e tem milhares de visualizações.
Lançou recentemente dois vídeos sobre Portugal: um novo vídeo sobre Lisboa e outro sobre o centro/norte do país.
O “Lisbon” é um guia da cidade de Lisboa, o “Portugal’s Hearthland” é sobre o centro/norte de Portugal, a viagem começa na Nazaré e termina no Porto.
Para além dos vídeos sobre Portugal tem também de vários outros países Europeus. Para mim, é sempre interessante assistir vídeos dos locais antes de lá estar.
Podem achar os vídeos demasiado turísticos, mas penso que o objetivo é mesmo mostrar o “básico” dos locais. Para informações para profundas recomendo o “website” e a aplicação com os audioguias.
Audioguia
A aplicação “Rick Steves’ Audio Europe” é muito interessante, gosto principalmente dos city walks e dos guias de museus e monumentos.
Já utilizei a aplicação dele com os audioguias em vários locais pela Europa e achei muito completa. A navegação na Aplicação é muito fácil, pois, esta dividida por temas.
Utilizei, por exemplo, nos Museus do Vaticano, o que tornou a visita muito mais interessante e completa.
Nos audioguias há um mapa, para ser mais fácil saber onde esta e para aonde vai. Também tem uma lista de tópicos, onde pode passar para outra informação com muita facilidade. Imagine que esta num museu, mas não tem interesse sobre uma parte do mesmo, não é preciso ouvir, pode continuar para o tema seguinte.
A aplicação esta disponível para transferência no Google Play e na Apple store.
Além disso, é uma enorme poupança, pois, a maioria dos museus e monumentos o audioguia é pago à parte, costuma custar cerca de 10 €/ cada.
“Rick Steves’ Audio Europe” é gratuito, basta que antes da viagem, ou de sair do hotel, por exemplo, fazer o transferir os áudios, e levar uns auriculares para depois ouvir no local.
Nota: O Website, o canal de YouTube e os áudios são todos em língua inglesa.
Saiba mais sobre o Rick Steves aqui.
Deixe um comentário