Maiorca Roteiro de 7 dias: Explorando o Melhor da Ilha

Vai viajar para a ilha de Maiorca? O nosso “Maiorca Roteiro de 7 Dias” é a chave para descobrir todas as maravilhas que este paraíso mediterrâneo tem a oferecer.

Maiorca, a maior das Ilhas Baleares, é um destino que encanta com praias paradisíacas, vilarejos pitorescos, montanhas impressionantes e uma rica herança cultural. Prepare-se para uma semana inesquecível enquanto desvendamos os segredos e as belezas de Maiorca dia após dia. Vamos juntos nesta jornada e aproveite o melhor que esta ilha mágica tem a oferecer!

Maiorca Roteiro de 7 dias

Está a nossa segunda vez na ilha, sempre acompanhados do nosso filho, na primeira vez tinha apenas cerca de 1 ano e meio, e agora tem 3 anos. As viagens foram diferentes, tanto pela idade do nosso filho, bem como pela época do ano, tínhamos ido em agosto e agora fomos no final de maio.

Melhor altura para ir a Maiorca

Se pretende fazer praia, julho, agosto e setembro são os melhores meses, a temperatura está alta e água quente, como um caldinho. Se quiser passear e fazer praia é melhor optar por maio e outubro, está quente, mas não muito quente, a água não está quente, mas dá para aproveitar.

Onde ficar em Maiorca

Ficamos pela segunda vez na zona de Cales de Maiorca (à azul), uma zona calma, com vários hotéis, uma boa praia: Cala Domingos e Cala Domingos Petit, bem como comercio e serviços,

Curiosamente, tivemos uma viagem marcada para Maiorca há vários anos, que por motivos de saúde não a realizamos, mas que ficaríamos também nesta zona da ilha.

Outras zonas interessantes, são a zona Norte, de Alcudia e Pollença (à verde), calmas, com boas praias, perto da montanha e dos lagos, bem como da parte histórica de Alcudia. E ainda a zona de Palmanova (à vermelho), se quiser passear de transportes, fica próximo à Palma de Maiorca, onde tem transportes para toda a ilha.

Se escolher uma destas zonas, fica bem servido para um bom roteiro em Maiorca.

zonas para ficar em Maiorca

HSM Calas Park

Apesar de ficarmos na mesma zona, optamos por ir para outro hotel, e escolhemos desta vez o HSM Calas Park. Gostamos muito do hotel anterior, mas queríamos um hotel mais próximo a Cala Domingos. O outro hotel era ao pé da Cala Antena, que não é muito boa.

O hotel estava muito bem localizado, ao lado da falésia e junto a praia, bem como a zona comercial. O quarto era muito espaçoso, com uma sala com kitnet e uma grande varanda com vista para o mar. A limpeza era muito boa e as empregadas de limpeza muito simpáticas. As piscinas eram baixas, no máximo 1,30m, ideais para ir com crianças, o hotel em si é voltado para a família.

Fomos em regime tudo incluído, porque compensava relativamente à meia pensão noutros hotéis, apesar de termos almoçado fora algumas vezes. A comida do hotel era simples e com pouca variedade, mas muito saborosa, gostávamos de ter mais variedade. Contudo, o horário de jantar achamos que terminava muito cedo, as 21h e começamos logo a recolher tudo, incluindo as sobremesas.

O hotel tem muitas escadas e precisa de estar constantemente a subir e a descer para tudo. Contudo, não foi um problema para nós, mas se não quer subir escadas ou não pode fazê-lo, é melhor escolher outro hotel.

Voos para Maiorca

Existem várias companhias que fazem a rota de Portugal para a ilha. Por exemplo, de Lisboa parte a TAP, a Easyjet e Vueling, e do Porto a Ryanair.

Da primeira vez que fomos utilizamos a vueling, que era a única a fazer a rota direta de Lisboa. Mas agora fomos de Easyjet e regressamos de Vueling, porque tinham melhores preços e horários.

No dia da ida, o voo era ao final da tarde e ainda atrasou, pelo que chegamos de noite na ilha, por isso, jantamos ainda no aeroporto de Lisboa, compramos Too Good To Go, que compensa muito.

Após chegarmos a ilha, fomos recolher o nosso carro alugado e seguimos para o hotel. Alugamos novamente na rent a car Bennasar, onde tinhamos reservado anteriormente e tudo tinha corrido bem. Pois o Hotel fica a 1h do aeroporto de Palma de Maiorca. Por isso nesse dia, foi basicamente chegar ao hotel e dormir.

Maiorca Roteiro por dias

Dia 1

Cala Domingos

O roteiro em Maiorca começou neste dia, já descansados, com uma bela noite de sono. O pequeno-almoço é simples e com poucas opções, mas o suficiente, principalmente pelo que pagamos.

Decidimos começar o dia com a Praia Cala Domingos, que ficava ali ao lado. Optamos pelo caminho pelo passadiço a beira-mar, que é muito agradável.

A praia é tão linda como nos lembramos, contudo, pela época do ano, a água é menos agradável do que em agosto.

Após uma manhã agradável na praia, fomos almoçar ao hotel, e depois regressamos a praia novamente a tarde. Depois de jantarmos, fomos passear a zona comercial ali ao lado, onde o nosso filho conseguiu subir em todos os brinquedos.

Calas de mallorca

Dia 2

Serra de Tramuntana

Como fomos em maio, os dias não eram todos prefeitos, por isso, nos dias que nos pareceu estar menos agradável optamos por fazer passeios.

Já há muito tempo que queríamos conhecer a Serra de Tramuntana, contudo na última viagem não tinha sido possível, pelo que desta vez incluir no nosso roteiro em Maiorca.

Viajar com crianças, não é o mesmo que viajarem apenas adultos, por isso, os nossos planos de passeios são sempre mais contidos. A viagem do nosso hotel até a Serra de Tramuntana é longa, cerca de 1h20, por isso decidimos nos focar em Valdemossa e depois vimos o que o tempo daria para fazer mais.

Contudo, a meio da viagem o nosso filho já estava farto de andar de carro, pelo que decidimos parar para almoçar e depois seguimos viagem já sem essa preocupação.

Estacionar nas vilas da serra Tramuntana não é fácil, existem 2 parques de estacionamento na entrada da vila, mas estavam cheios. Contudo, conseguimos encontrar um estacionamento de rua pago a cerca de 10 min das principais ruas da vila.

Passeio por Valdemossa

Depois percorremos as ruas da vila sem destino certo, apenas com o objetivo de explorar as ruas. A vila é lindíssima, muito bem conservada e muito agradável. Como está inserida na serra, as vistas são maravilhosas.

Os pontos destaque da vila são os “Jardins Rei Joan Carles”, o “Museu Cartoixa de Valldemossa”, “Museu Frédéric Chopin and George Sand”, Museu Municipal de Valldemossa, “Palau del Rei Sanç”, “Mirador Valldemossa” que ficam na parte alta da vila.

Sem filhos, gostamos de visitar os museus, mas com o nosso filho, como ainda é muito novo, apenas, optamos por ir a museus mais interessantes para crianças.

Decidimos para a meio do passeio para um gelado artesanal do Gelati Mossa, o gelado de pistáchio é maravilhoso, o nosso filho adorou.

Achei curioso que em todas as casas têm um azulejo com “Santa Catalina Thomas Pregau per Nosaltres”, ou uma variante do mesmo, com uma imagem alusiva, mas com várias opções de imagens. Achei tão giro que acabei por comprar um íman alusivo.

A parte baixa da vila é mais calma, tem muito menos pessoas, mas também muito agradável e bonita. Nesta zona destaca-se “Església de Sant Bartomeu”, Creu de Valldemossa, Casa Natal de Sta. Catalina Thomàs, Font de la Beata, Carrer Rectoria

A vila tem muita oferta de restauração, cafés, lojas, onde pode aproveitar para comprar uma lembrança ou comer.

Valdemossa é uma vila pitoresca vila situada na Serra de Tramuntana, na ilha de Maiorca, conhecida por suas ruas estreitas e empedradas, casas de pedra adornadas com flores e um cenário montanhoso deslumbrante, A história e a cultura da vila são profundamente entrelaçadas com figuras célebres, como o compositor Frédéric Chopin e a escritora George Sand, que passaram um inverno memorável no mosteiro de Cartuxa de Valdemossa.

Deià, Soller e Port de Soller

Após sairmos de Valdemossa, decidimos dar um passeio rápido a Deia, contudo, mal entramos no carro o nosso filho adormeceu, o que passou a ser uma viagem de carro Deia, Soller e Port de Soller.

Deià é uma pitoresca vila situada na ilha de Maiorca, entre as montanhas da Serra de Tramuntana e o mar mediterrâneo. Deia é um refúgio para artistas, escritores e músicos há décadas, como o poeta Robert Graves, que viveu na vila por muitos anos. Hoje, o seu legado continua a atrair uma comunidade internacional de visitantes e residentes que apreciam a serenidade e a inspiração que Deia oferece.
A igreja paroquial de San Juan Bautista, no topo da vila, oferece uma vista panorâmica que é simplesmente de tirar o fôlego.

Contudo, percebemos que o estacionamento em Deia e Port de Soller é muito reduzido, por exemplo, em Deia só encontramos um parque maior já quase na saída da vila e já um pouco afastado.

Pelo que conseguimos ver do carro, Deia também é muito bonita, mas mais pequena que Valdemossa. Em Soller, optamos por não entrar no centro e seguir para Port Soller, onde pensamos que podíamos aproveitar o fim do dia junto a praia, mas a vila é de difícil circulação para carros e com pouco estacionamento, pelo que acabamos por desistir.

Por isso, acho que a melhor hipótese para conhecer Soller e Port de Soller é utilizar o comboio histórico desde Palma e depois o elétrico até Port de Soller, que era uma das hipóteses que consideramos.

Sóller é uma cidade pitoresca, cercada pelas majestosas montanhas da Serra de Tramuntana, e é famosa por seus pomares de laranja e limão, bem como por sua arquitetura tradicional e vibrante vida cultural.
Port de Sóller é um porto natural deslumbrante, conhecido por sua baía em forma de ferradura, praias de areia dourada e uma marina movimentada. Ligadas por um charmoso elétrico antigo, estas duas localidades oferecem uma combinação perfeita de beleza natural, história e hospitalidade mediterrânica.
Powered by GetYourGuide

Dia 3

Cala Romantica

Neste terceiro dia de roteiro em Maiorca, regressamos a nossa cala conhecida de Cala Romântica, que fica a cerca de 15 minutos de carro do hotel, mas também é acessível de carro desde Calas de Mallorca. A cala Romatica também conhecida como Estany d’en Mas.

Contudo, infelizmente, neste dia fazia vento, pelo que a experiência não foi tão boa, como a que já tinhamos experienciado anteriormente. Mas a Praia continua lindissima, com um extenso areal e estacionamento, como nos lembravamos.

Reparamos que o hotel ao lado da praia, FlipFlop Cala Romantica, se encontrava aberto, há 2 anos estava fechado, o que era uma pena, pois está literalmente a frente da praia. Pelo que muitas das pessoas ali eram hóspedes do hotel.

Nesta praia também passam vários barcos, contudo são os mesmos da Cala Domingos, por isso só é interessante partir daqui se estiver alojado aqui.

Fomos almoçar ao hotel e devido ao tempo, optamos por fica pela piscina e foi a melhor opção, pois foi uma tarde muito agradável. Contudo o nosso hotel, não fornece toalhas de praia ou piscina, mas não foi problemático, pois levamos as nossas, optamos pelas finas da Decatlon, que ocupam pouco espaço na mala.

Dia 4 e dia 5

Piscina do Hotel

Como a tarde de piscina, do dia anterior, foi agradável decidimos repetir aproveitar um dia completo no hotel. Mas optamos ficamos noutra zona, mesmo ao lado do acesso ao mar. O hotel estava cheio, mas nunca tivemos problemas com espreguiçadeiras, o que foi ótimo, não tenho paciência para os hotéis que ando a procura e depois não encontro nenhuma es esperguiçadeira livre. Esse tipo de stress em férias, não é para mim, por isso quando leio os comentários dos hotéis e dizem que é muito difícil conseguir uma espreguiçadeira, risco logo o hotel da lista.

Como o dia anterior foi agradável, decidimos repetir mais um dia na piscina, ficando o nosso roteiro em Maiorca em pausa, afinal viemos descansar também.

Mini Golf

A noite fomos a zona comercial jogar mini golf, nunca tínhamos jogado e achamos que seria giro com o miúdo. O jogo para os 3 ficou por 14,90€, não tínhamos limite de tempo e 18 Buracos (se não estou em erro).

Podíamos fazer a ordem de buracos como queríamos, não precisávamos de seguir a ordem, mas como não tivemos de estar a espera, optamos por seguir a ordem normal dos números.

Foi muito giro, o nosso filho adorou, jogou mais do que uma vez em cada um dos buracos. No ultimo buraco, a bola desaparece, o nosso filho ficou um pouco triste quando aconteceu, mas depois fomos aos outros buracos com as nossas bolas, mas um bocadinho e ficou feliz.

Gostou tanto que já pediu para irmos ao mini golf outra vez, temos de ver onde encontramos cá próximo, se tiverem dicas digam.

Dia 6

Grutas de Hams

Este dia amanheceu feio, com frio e vento, pelo que decidimos fazer um passeio as Grutas de Hams e Dinosaurland, que tinhamos pensado como opção no nosso roteiro em Maiorca.

Queríamos ter reservado o bilhete antes, mas no próprio dia não foi possível, pelo que tivemos de ficar na fila para adquirir os bilhetes. A fila não era exagerada, mais ainda foram uns 15 min.

Quando compramos, foi nos dito que havia uma visita a gruta dentro de 10 min, pelo que decidimos começar o passeio pelas grutas, pois podiamos optar pelo Dinosaurland, uma vez que compramos um bilhete duplo.

As Grutas de Hams foram descobertas em 1905 pelo espeleólogo Pedro Caldentey, as grutas apresentam uma série de câmaras e lagos subterrâneos. As Grutas de Hams são particularmente conhecidas por suas estalactites em formato de anzol, que são únicas e contribuem para o nome "Hams", que significa "anzóis" em catalão. Essas formações se destacam por sua forma distinta, lembrando ganchos curvados, o que é raro em cavernas.

A visita começa na Cueva Redonda, onde estão varias arvores , vegetação, flores, depois fomos a cueva azul onde vimos um pequeno filme sobre a ilha e a descoberta da ilha, e de seguida subimos até ao “Foso del Infierno” onde vimos outro filme, mas desta vez sem descrição sonora, só imagens e sons.

Seguimos para a gruta principal, onde passamos por vários pontos, uma vez que a gruta não é um espaço aberto, mas “corredores” subterraneos. Passamos pelos “Dos de Marzo”, dia que foi descoberta a gruta, “sala de la lechuzas”, “Sueño de un angel” onde se podem ver as estalactites em formato de anzol.

A partir deste ponto parece que passamos para outro nível e conseguimos ver vários lagos, e continuamos pelos corredores por vários pontos.

A visita termina no Lago Mar de Venecia, onde se ouvem diversas partes obras musicais e imagens.

Após a visita as Grutas de Hams fomos almoçar no restaurante do complexo, que é dedicado as crianças, com hamburgueres e dinossauros como brinde. O servido foi demorado, mas o hamburger era bom, eu pelo menos gostei, o meu marido não teve a mesma opinião, mas acho que se deveu a escolha do hamburger.

Dinosaurland

O parque foi construído ao estilo do Jurasic Park, incluindo a entrada, os jipes, o conceito em si. O parque é muito giro, não é muito grande, pelo que é fácil ir com crianças e juntar as duas visitas.

Alguns dos dinossauros mexiam-se e faziam barulho, enquanto outro ficavam apenas estáticos. Existe uma zona onde os miúdos podem fazer exploração e tem vários brinquedos relacionados para brincar.

Existe um espetáculo, mas tem de ter cuidado com os horários, quando chegamos estava a terminar um e havia outro ao 16:15, que foi o que vimos completo e vale muito a pena. Quando o vimos a terminar não pareceu muito interessante, mas quando vimos completo foi muito giro.

Depois do espetáculo terminar o parque fica deserto, toda a gente saí, mas não estávamos a espera disso assim. Ainda fomos dar mais uma volta, e parecia que estávamos noutro parque porque era todo para nós.

Powered by GetYourGuide

Dia 7

Era o nosso ultimo dia do nosso roteiro em Maiorca, e como tinhamos carro alugado e o nosso voo era só ao fim da tarde, decidimos para mais um Passeio, e fomos conhecer a zona norte da ilha.

Norte de Maiorca

Seguimos em direção à Can Picafort, onde passamos de carro e percorremos o caminho da praia do Muro todo até Alcudia e depois até Pollença.

Can Picafort parecia uma antiga vila piscatória, com porto e alguma oferta hoteleira, mas achamos um pouco confusa, principalmente para andar de carro e estacionar.

Seguimos MA-12, sempre ao lado da praia del Muro, que é a maior praia da ilha, a praia pareceu ser agradável e com grandes hotéis de cadeia.

Alcudia também nos pareceu agradável com uma linda praia, muitos hotéis, comercio e serviços. Bem como os seus lagos e zona histórica, o que nos pareceu um bom local para passar férias.

Port Pollença

Depois seguimos até Port Pollença, que adoramos, uma zona mais calma, com menos oferta, mas muito agradável. Ficamos com vontade de regressar e ficar nesta zona.

Seguimos pela montanha, em direção ao Formentor, mas encontrava-se encerrada a circulação de carros, o máximo que conseguimos foi ir até a praia de Formentor.

No regresso, como planeado, paramos no Mirador de Es Colomer, que é fabuloso, com vistas tanto para Es Colomer, como para o mar, as montanhas, bem como para a baia de Pollença.

Fomos almoçar, já tarde no centro de Port Pollença, onde encontramos um estacionamento gratuito, junto a estação de autocarros, e após o almoço demos uma volta pela vila.

A vila de Pollença é maravilhosa, muito bonita e calma, e estava muito quente, dava vontade de ir aproveitar a água e ficar mais algum tempo naquela vila.

Contudo, tinhamos um voo para apanhar, e por isso seguimos para o aeroporto, que ainda ficava a 45min de distância.

Powered by GetYourGuide

Chegamos a aeroporto com tempo, entregamos o carro e o nosso filho ainda teve tempo para brincar antes de despacharmos a mala de porão e passarmos a segurança.

Foi uma viagem de regresso tranquila, onde ficamos cheio de vontade de fazer uma nova viagem. Espero que tenham gostado de ler roteiro em Maiorca, como nós a gostamos de fazer.

Veja também o que fizemos em Maiorca na nossa primeira viagem a ilha.

Prepare a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga mais nada por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contém links afiliados que só recomendamos porque utilizamos os serviços e confiamos.

Não enviamos SPAM!

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.