Em agosto de 2023 decidimos conhecer outra ilha do Arquipélago das Balneares, Menorca. No ano anterior fomos a Maiorca, que adoramos, pelo que decidimos ir conhecer outra das ilhas.
Menorca é uma das ilhas mais pequena das Balneares, Maiorca é a ilha maior do Arquipélago, depois ainda há a ilha de Ibiza e Formentera.
A viagem foi principalmente para descansar, aproveitar as lindas praias, até porque fomos com uma criança de 2 anos e em agosto, em que a temperatura só pede para estarmos na água.
Contudo, destacamos alguns locais que pode visitar facilmente com crianças.
Voo para Menorca
Fizemos o novo direto de Lisboa pela Easyjet, compramos quando lançaram a rota e mesmo assim foi um balúrdio, é o que dá viajar em agosto, mas com filhos não temos hipoteses.
Até este ano só havia voos diretos por charters, mas tanto a Easyjet, como a TAP lançaram a rota Lisboa-Menorca, o que é ótimo. Pois, geralmente marcamos as viagens por nós próprios, e o charter tem de ser por agência, bem como com um bebé, damos preferência por voos diretos.
A viagem correu bem, tudo nos horários, levamos uma mala de porão e duas mochilas, pelo que não houve “stress” com as malas de cabine.
A viagem demora 2h, com uma hora de diferença de Portugal, para facilitar a viagem com uma bebé/criança, optamos por viajar em horários melhores, quando possível.
Dica: Apesar de podermos entrar antecipadamente com crianças, optamos por ser dos últimos a entrar, para tornar a viagem mais fácil para o nosso filho.
Almoçamos no aeroporto de Lisboa, compramos através da “Too good to go”, e vale muito a pena, muita coisa por um preço baixo.
Aluguer de carro em Menorca
Quando chegamos a Menorca, levantamos o nosso carro, que alugamos pela Balmes Menorca. O aluguer é com o seguro de todos os riscos incluído, sem franquias, e por isso sem cartão de crédito, o que vale muito a pena.
Geralmente alugamos o carro menor, caso tenha 5 portas, por ser o suficiente para nós e mais fácil de estacionar. Em Menorca, o carro que alugamos foi um Fiat Panda.
Também usamos o RentalCar, e já reservamos muitas vezes por lá, depende sempre onde encontramos as melhores condições.
Onde ficar em Menorca
Onde ficar é sempre uma das maiores dúvidas, nós queríamos uma zona calma, em tudo incluído, perto da praia para descansar, pois era a única semana de férias do ano e íamos com o nosso filho bebé.
Optamos por ficar na parte sul da ilha (Verde), mais concretamente Son Bou e sou uma excelente opção, ao ter um extenso areal, agua calma, quente e linda, e toda a zona é muito calma. Tem dois bons hotéis nesta zona, Sol Milanos Pinguinos e Royal Son Bou Family Club.
Na zona sul também é uma boa opção fica na Cala Galdana, e o hotel mesmo a frente da praia: Meliá Cala Galdana.
Na parte norte da ilha (azul), também é uma boa opção, em especial na Platja Arenal d’en Castell, sendo uma linda Baía. Tem dois bons hotéis nessa zona: Club Hotel Aguamarina e Palladium Hotel Menorca.
Outra area Cala’n Bosch (vermelho), próximo a Citaddella, que também é interessante, mas as praias são mais pequenas. Tem várias opções de hoteis como Grupotel Aldea Cala’n Bosch ou AluaSun Lago Park.
A zona a amarelo é a localização do aeroporto, que é sempre bom saber na altura da escolha do hotel.
Sol Milanos Pingüinos
A nossa opção foi hotel Sol Milanos Pingüinos, principalmente devido a sua localização de frente mar e a sua praia incrível.
Estávamos com algum receio devido a críticas menos positivas, mas foi uma boa estadia e experiência. O hotel já é antigo, principalmente o quarto, mas também só ia ao quarto dormir. A vista do hotel era de tirar o folgo, e praticamente todos os quartos têm vista mar.
A comida era repetitiva, mas tinha sempre muitas opções, várias opções de pratos, grelhados (peixe e carne), muita variedade de pizza e massa, muitas sobremesas, gelados de copo e de máquina.
Os lanches foram os melhores de onde já estive, pois não era só fast food, haviam tostas, iogurtes, ovos mexidos, entre outras coisas.
O hotel dispunha de 2 piscinas, uma delas fechava cedo, mas a outra estava aberta até tarde. Nunca tivemos problemas com as espreguiçadeiras, o que adoro, por ser algo que me incomoda neste tipo de hotéis. Durante o dia havia muita animação, ainda consegui ir a algumas aulas.
No final dia íamos passear na zona a volta, que tinha várias lojas, restaurantes, supermercados, bares, e havia estacionamento gratuito nas proximidades.
O nosso filho adormecia cedo, pelo que acabávamos por ver o espetáculo noturno da nossa varanda.
Estava muito quente, afinal era agosto, pelo que a maioria das nossas férias acabaram por ser passadas entre a bela praia de San Bou e a piscina do hotel.
Foi uma boa estadia, com uma praia incrível, repetia a experiência sem dúvida.
Praia de Son Bou
A praia é lindíssima, com um azul transparente, onde conseguíamos ver os peixes a nadar a nossa volta, muito calma e com um extenso areal. Acredito que seja uma das praias mais bonitas de Menorca.
Geralmente ficávamos na mesma zona, logo ali a frente do hotel, mas ao final do dia fomos a outra parte da praia e encontramos a “Albufera de Ses Canessies” e muitos patos-selvagens, foi muito giro.
Basílica de Son Bou
Junto ao nosso hotel estavam as ruínas da Basílica de Son Bou, que fica junto ao mar, pelo que numa das noites, fizemos uma caminhada.
A basílica paleocristã de Son Bou é um dos melhores vestígios deixados pelos primeiros cristãos nas Ilhas Baleares. A sua localização e o seu razoável estado de conservação fazem dele um dos sítios arqueológicos mais importantes da antiguidade tardia de Menorca.
Não é possível entrar, mas podemos ver a basílica através dos seus muros e ler as explicações existentes, que é gratuito.
Binibeca Vell
Um dos locais mais giros para visitar é a aldeia de Binibeca, sendo uma antiga vila piscatória, situada a beira-mar com casinhas brancas.
Podem visitar de dia ou de noite, das 10h as 21h, pelo que poderá combinar um almoço ou jantar com a visita, e aproveitar os restaurantes que lá se encontram.
Binibeca é uma aldeia habitada por locais, por isso devemos ter cuidado com o barulho, não deixar lixo e não entrar nas casas.
Como fomos em agosto a Menorca, e estava muito quente, optamos por ir à noite, após o nosso jantar, optamos por jantar mais cedo.
Foi ótimo ir de noite porque podemos explorar sozinhos, pois quem estava lá jantava e não a explorar as ruelas, apenas encontramos pessoas na entrada e junto ao mar.
A entrada é gratuita, mas se quiser pode ir num passeio organizado a Binibeca.
Fornelles
No último dia, antes de irmos para o aeroporto, decidimos explorar Fornelles, sendo uma vila de pescadores, que se localiza no norte da ilha de Menorca.
Fornelles é um ótimo sítio para almoçar, o prato tradicional da região é a caldeirada de peixe, e pode fazê-lo com vista mar.
A área também é conhecida pela sua Torre, pelas suas belas praias e enseadas tranquilas, ideais para relaxar e aproveitar o sol.
A torre de Fornelles é parte de uma rede de torres de vigia construídas ao longo da costa de Menorca durante o século XVIII, durante o domínio espanhol, com o propósito de defender a ilha contra ataques de piratas e invasores. Torre de Fornells foi construída em 1801 e tem uma forma cilíndrica.
Para aceder a torre, pode deixar o seu carro no parque de estacionamento gratuito e com muitos lugares disponíveis, mas o acesso à torre é realizado a pé, sempre e a subir, e demora-se cerca de 5 min a chegar a torre.
A torre é visitável, mas é necessário ter atenção ao horário, por fechar na hora de almoço. Da sua torre temos belas vistas, por isso, mesmo que esteja fechada, vale a pena o passeio até a torre.
No acesso à torre há um pequeno santuário “Santuari de la Verge del Carme”, dedicado à Virgem do Carmo, sendo considerada a padroeira dos marinheiros e pescadores.
Pode também fazer um passeio de barco pela costa norte da ilha.
Veja também o nosso Roteiro em Maiorca
Deixe um comentário