Onde ficar em Roma, sendo uma cidade cara e de parca em oferta hoteleira.
Encontrar um hotel por um preço acessível não é tarefa fácil, por isso, a opção podem são as diversas guesthouses/residenciais existentes.
Onde ficar em Roma
Por isso, recomendo as guesthouses/residenciais, costumam ocupar 1 ou 2 pisos num edifício compartilhado com outras atividades, que podem ser outras guesthouses, escritórios ou residencial.
Pela primeira vez fiquei numa guesthouse que não era a única ocupante do prédio e gostei.
Portanto, vou dividir os hotéis/residenciais em Roma, por 6 zonas: centro Histórico, Termini (2 zonas), Vaticano, Transtevere e Via Vittorio Veneto.
Melhores zonas para ficar em Roma
Via Vittorio Veneto
A Via Vittorio Veneto (amarelo no mapa) é uma das melhores zonas para onde ficar em Roma, visto que aqui encontram-se vários hotéis de luxo, como o Rome Marriott Grand Hotel Flora, The Westin Excelsior ou Hotel Ambasciatori Palace.
Centro histórico
No Centro histórico (castanho no mapa) encontram-se os hotéis de categoria média, tal como o Hotel Nazionale, Hotel Pantheon ou Le Clarisse Pantheon.
Norte de Termini
Na zona norte de Termini (vermelho no mapa) é uma zona agradável onde se encontram a maioria dos hotéis económicos de Roma, como The Yellow Hostel, Hotel Mosaic Rome ou o Cesar Palace (onde ficamos).
Outras zonas de Roma
Trastevere
É interessante em localização/transportes na zona da Viale de Trastevere, apesar de ter ofertas económicas, o bairro tem poucos transportes e ruas apertadas (em azul no mapa).
Vaticano
Pode ser interessante principalmente se razão principal da sua viagem seja visitar o Vaticano, ou a parte religiosa da cidade em particular, (a verde no mapa).
Zona a este da estação de Termini
Também não recomendo, é uma zona feia e bastante suja, as ruas estão cheias de graffitis (se é que se pode chamar gatafunhos de graffitis), em suma a zona não inspira segurança (a preto no mapa)
Pelo que li a zona é segura, mas não transmite segurança, pelo que recomendo evitá-la. se bem que tem uma boa localização junto a Estação de Termini.
Mapa:
Termini
A zona da estação de Termini é uma boa zona para ficar alojado devido aos transportes.
Daqui partem e chegam os autocarros dos 2 aeroportos Fiumicino e Ciampino, é onde se curzam as 2 únicas linhas de metro existentes em Roma, bem como onde chegam e partem os comboios para outras cidades e do aeroporto de Fiumicino.
Quartos
Em Roma foi onde mais encontrei guesthouses, hostels com casa de banho compartilhada, mesmo para quartos duplos.
Quando estava a procura de hotel em Roma, por vezes encontrava um bom hotel/guesthouse, mas que tinha quartos duplos com casa de banho compartilhada.
Acreditem não foi fácil encontrar uma boa guesthouse com casa de banho privativa por um bom preço.
Pequeno-almoço
A maiori das guesthouse e B&B não tem pequeno-almoço no local, portanto dão vouchers, e depois vamos para comer num café/pastelaria ali próximo.
Que normalmente inclui uma pastelaria, geralmente um croissant, ou melhor um cornetto, como lá são chamados os croissants, e uma bebida que pode ser café, cappucino, café latte, leite com chocolate ou chá (na minha havia chá, mas pelo que vi, chá é raro haver).
Cesar Palace Guesthouse Opinião
A nossa opção onde ficar em Roma, depois de muito procurar e desesperar foi a Guesthouse Cesar Palace.
Excelente relação qualidade-preço.
Boa localização próxima à estação de Termini, mas suficientemente longe para ter um bom aspeto exterior e sensação de segurança. Com 2 estações de metro relativamente próximas, Termini e Castro Pretorio.
Uma boa paragem de autocarros próxima, como vários autocarros muito regulares para Termini, e o 60 para a Piazza Venezia, e o 62 para Transportina (Vaticano), passando pelo centro histórico e por uma entrada da Villa Borghese.
Junto a nossa paragem havia uma máquina para comprar bilhetes, por isso deu muito jeito.
A guesthouse fica nos 3.º e 5.º andares, com a receção no 5.º andar, e em contraste com outras guesthouses em Roma, tem elevador, e a receção fica aberta entre as 9h e as 22:30h.
A entrada do prédio tem ótimo aspeto, com porteiro durante a semana. Na chegada deram os códigos para a porta principal, e para a porta no “apartamento”, e chave para a porta do quarto.
Ficamos num excelente quarto duplo, com casa de banho privada, ar condicionado para o verão e aquecimento para o inverno, secador de cabelos, TV e Wi-fi gratuito.
A única coisa que senti falta foi de uma toalha de chão para sair do duche. E havia no quarto um minibar que estava avariado.
Pequeno-almoço
O pequeno-almoço aos domingos é oferecido na guesthouse, com café, leite, croissant, doce, manteiga, sumo e outros bolos.
Nos restantes dias é num café próximo: L’ Angolo del caffé, onde poderíamos um croissant e uma bebida que pode ser café, cappucino, café latte, leite com chocolate ou chá.
Diariamente experimentamos um “croissant” ou napolitana diferente.
As sandes (panini) para os almoços tinham ótimo aspeto, mas infelizmente não as chegamos a experimentar. Os donos são muito simpáticos e tentam falar um pouco de inglês.
Como funciona
Entregamos os vouchers, escolhemos o pretendido, vamos nos sentar nas mesas disponíveis, e depois eles vão lá entregar os pedidos.
A guesthouse foi sem dúvida um bom negócio, pelo que ficaria lá outra vez.
Veja também o nosso roteiro de 5 dias em Roma e Vaticano.
Roma – Centro histórico | Viagens e Passeios
[…] Mais sobre Onde Dormir em Roma aqui. […]
Roteiro 5 dias em Roma e Vaticano | Viagens e Passeios
[…] Onde dormir […]