O centro histórico do Porto é um dos principais pontos turísticos da cidade, e é considerado Património Mundial pela UNESCO.
No centro histórico, é possível apreciar a arquitetura medieval e barroca dos edifícios, muitos delas com fachadas em azulejo, que são uma das marcas registadas da cidade.
Alguns dos principais pontos turísticos do centro histórico incluem a Sé Catedral, a Torre dos Clérigos, a Estação de São Bento, o Mercado do Bolhão, bem como a Ribeira.
Bem como, o centro histórico do Porto é um ótimo lugar para experimentar a gastronomia local, com diversos restaurantes, que oferecem pratos típicos, como a Francesinha.
Então, no dia de manhã, após o pequeno-almoço, estive a decidir que haveríamos de visitar desta vez.
Para isso utilizei a Internet, mapas e folhetos (que encontrei no hotel) exclui à partida o que tínhamos visitado na última visita e o que já tínhamos visitado noutras vezes.
No entanto, a realidade é que não conhecemos o Porto tão bem como gostaríamos.
Visitar o Centro histórico do Porto
Assim, decidimos começar com uma bela francesinha num dos locais recomendados na Invicta.
Pois, em 2011, acabei por comer a francesinha num local, digamos, “pouco apropriado” e por isso desta vez queria comer uma boa francesinha.
Gosto muito de francesinhas, já comi em vários locais, mas comer no Porto é sempre diferente.
Como indicado anteriormente, fiquei no Ibis em Vila Nova de Gaia e fomos de carro até ao Porto. Pois, geralmente deixamos o carro estacionado num local fora do centro histórico e fazemos o caminho até ao centro de metro.
Pois, desta vez não foi diferente, fomos até ao estádio do Dragão de carro e continuamos de metro.
Escolhemos este local porque também gostávamos de conhecer o estádio (não somos portistas, mas gostamos de ver os estádios, nem seja apenas exteriormente).
Rua de São Catarina
Daí seguimos de metro até a estação Bolhão, mas ao saímos da estação demos logo de caras com a Capela das Almas, e daqui seguimos pela rua de São Catarina e passamos pelo Café Majestic.
Francesinha no Café Santiago
Na rua do Coliseu onde se encontra o Café Santiago, conhecido pelas suas francesinhas, por isso fomos cedo e o restaurante já estava quase cheio, foi uma sorte chegarmos naquela altura.
Mais um pouco tínhamos de esperar na fila por mesa, por isso e sem dúvida recomendo que cheguem cedo, principalmente durante o fim de semana.
Sobre as francesinhas do Café Santiago devo confessar que são realmente ótimas e enormes, não consegui comer a minha por completo. Por isso recomendo o Café Santiago se quiserem comer uma boa francesinha no Porto.
Rua 31 de janeiro
Após o almoço, seguimos o nosso passeio a pé pelas ruas do Porto. Continuamos pela Rua de Santa Catarina e descemos a rua 31 de janeiro.
De onde ainda vimos o elétrico a passar, que ia para a Batalha. Seguimos pela avenida até a Torre dos Clérigos (ainda não foi desta que subimos).
Livraria Lello
Cruzamos a praça e fomos visitar a famosa Livraria Lello. É realmente lindíssima, é pena serem muito chatos com as fotos no interior. Na Livraria ainda é possível ver os carris dos antigos carrinhos que transportavam os pesados livros.
Gostei muito de a conhecer, de facto é um local a não perder no Porto.
Nota: Agora a entrada é paga, é preciso adquiri o bilhete num quiosque junto à mesma, o valor do bilhete pode trocar por livros se quiser, e já pode tirar fotos à vontade, ao contrário do que acontecia.
Ainda podemos ver a Reitoria da Universidade do Porto e a Igreja da Nossa Senhora do Carmo das Carmelitas.
Torre dos Clérigos
Seguimos novamente até a Torre dos Clérigos, que é uma torre barroca, com 76 metros de altura, para servir de campanário para a Igreja dos Clérigos, que fica ao lado. Atualmente a Torre é ícone da cidade, onde se pode desfrutar da vista panorâmica que se tem do topo da torre.
A subida a torre custa 8 €, se quiser garantir a sua entrada, pode comprar o bilhete online. Contudo, para chegar ao topo da torre, é preciso subir uma escadaria de 225 degraus, o que pode ser cansativo, se não estiver em forma, pelo que não é recomendado fazer com crianças ou idosos.
Mapa do percurso do passeio pelo Centro histórico do Porto
Abaixo encontram um mapa com o percurso a pé efetuado.
Hop On Hop Off no Porto
Próximo à Torre dos Clérigos, num quiosque, compramos os vouchers para os bilhetes do autocarro turístico, que tiveram de ser pagos em dinheiro, pelo que recomendo a compra online e assim não precisa de andar com dinheiro ou preocupar-se onde vai entrar.
Depois foi só esperar o autocarro da linha pretendida, naquela paragem passam as 2 linhas (vermelha e azul).
Veja mais sobre o nosso Passeio Hop On Hop Off pelo Porto.
Hop-On Hop-Off Porto - Viagens e Passeios
[…] Centro histórico do Porto […]
Comboio Lisboa - Porto - Viagens e Passeios
[…] Centro histórico do Porto […]
Porto - Roteiro de 1 dia - Viagens e Passeios
[…] Centro histórico do Porto […]
Roteiros no Porto - Viagens e Passeios
[…] Centro histórico […]
Hotel Vila Galé Porto - Viagens e Passeios
[…] Centro histórico do Porto à pé […]